quinta-feira, 6 de setembro de 2012


Não deixe nada para Depois.

Os americanos adoram este conceito: “Do it now“! “Faça isso agora”! O poder do hoje e do agora é um conceito extraordinário e que pode nos ajudar muito no ambiente competitivo atual. Antes de continuar este artigo, gostaria de lembrá-lo que a cultura brasileira é a cultura do deixar para ultima hora. A postergação/procrastinação enche nossas vidas de tantas atividades, que acabamos enfadados, esgotados e, não raramente, com a sensação de estarmos sendo injustiçados. Ainda não há estudos científicos e catalogados a respeito de quantas pessoas procrastinam de forma crônica e prejudicial, mas uma pesquisa elaborada pelo psicólogo canadense Timothy Pychyl, autor do livro “O compêndio dos procrastinadores” e do blog “Don’t delay” (Não adie), sugere que 20% das pessoas levam o ato de adiar ao extremo e têm sérias dificuldades para mudar de atitude. O especialista é rígido e diz que a procrastinação, mesmo leve, nunca é boa, pois revela uma incapacidade de autocontrole.

A história geralmente começa assim:

Seu Chefe lhe chama e diz: quando você tiver um tempo me traga tal documento e você responde: daqui a pouco eu trago;

Seu colega de trabalho lhe pede uma informação, que ainda não é nada importante, e você diz: daqui a pouco eu faço;

Você recebe um email de um cliente e pensa: já, já eu respondo;

A secretaria diz que o fulano ligou e você diz: em um minuto eu retorno;

Surge uma grande oportunidade e você pensa: Vai surgir outra, agora estou enrolado;

Sua esposa lhe pede para jantar fora, porque esta cansada de ficar em casa, e você, inconscientemente, diz: No final de semana podemos fazer isso;

Seu estomago está doendo muito e alguém lhe diz: vá ao medico ver isso, e você responde: antiácido resolve no próximo mês eu vou; Bem, esta história vai longe.

 Eis que chega o dia em que você esta trabalhando e seu estomago começa a doer, de uma forma que nunca doeu antes. Neste mesmo dia, a sua esposa já não aguenta mais esperar para sair e esta situação acaba numa discussão sem precedentes. Aquela grande oportunidade que você disse que viria novamente, veio, mas, outra vez, você não pode agarra lá, pois está doente e, para piorar, com problemas pessoais. Aquela ligação, que você não retornou, já virou um caos e o cliente já não quer mais falar com ninguém que não seja o Diretor. Aquele seu colega que lhe pediu um favor, agora já fala para todos os seus outros colegas que não vale a pena pedir nada para você, porque as coisas não andam. Para piorar toda esta situação, aquele documento que seu chefe lhe pediu, que não tinha a menor importância, se tornou o documento mais importante da empresa e, sem ele, não se fechará o maior negócio do ano. Depois de tudo isso, possivelmente você dirá a si mesmo: Como sou injustiçado! Bem no dia em que estou doente, aparecem todas estas “urgências” de uma só vez. Isso, para não falar da grande oportunidade que ficou para trás novamente e da dificuldade que terei para contornar o problema com minha esposa! Neste momento, como um mecanismo de defesa, certamente você não se lembrará de que cavou a sua própria sepultura lentamente. Você não se lembrará de que encheu seu dia de tantas bobagens e coisas sem importância, que poderia ter sido resolvida em dois ou três minutos. Quando você posterga estas atividades que podem ser resolvidas rapidamente, está, ao mesmo tempo, negligenciando tempo para coisas importantes e prioritárias e criando um elefante que você não poderá carregar. Filhinho acorda! Se organize, resolva tudo que for possível, na hora, porque o depois não existe. Aprenda a não fazer promessa, aprenda a dizer não. Aquelas tarefas grandes, que irão levar meses para terminar, devem ser iniciadas imediatamente e fatiadas todos os dias. Se você ficar tentando encontrar tempo - tenho uma péssima notícia para você: este tempo não vai aparecer. Aprenda a dividir as tarefas, sempre que possível, delegue. Treine, pois, todo processo de aprendizado vem com a repetição, tente resolver as coisas na hora, faça um checklist, não basta ter uma agenda é preciso usa lá.  Caso acredite que não consegue implantar estas mudanças sozinho, busque ajuda de amigos, especialistas, psicólogos ou quem você julgar mais apropriado, mas não ache que esta falta de atitude é normal, pois, achar que é normal é estar entregue a uma situação que no longo prazo o levará ao caos.