A todo o momento a negociação esta presente em nossas vidas, negociamos pela manhã com a esposa para decidir quem vai levar o filho á escola e quem vai buscá-lo, onde vão almoçar, como será o carro da família? Será um carro esportivo ou uma Van? Que cor será a sala, azul ou branca? Todas estas respostas dependem de negociações. As negociações são mais freqüentes do que imaginamos...
Mas alem das coisas normais do dia a dia o que mais estamos negociando? Você pode não perceber, mas as pessoas estão atentas as suas negociações e isso é mais importante do que você imagina.
Há pessoas que negociam de tudo, e acha que fazendo assim estão mostrando força e flexibilidade, negocia princípios, valores, família, negocia tudo, para tudo tem jeito, para tudo há uma exceção, uma brecha, é a chamada “flexibilidade”.
As pessoas estão olhando para as suas decisões e observando que mensagem você esta deixando em cada decisão tomada, em cada negociação fechada. Talvez você não note, mas, seu filho, sua mulher, seu chefe e seus amigos estão observando suas negociações e tirando delas lições importantes de como relacionar-se com você, portanto cuide-se ao fazer suas negociações e veja com muita atenção o que esta negociando e o que é mais importante, que mensagem você esta inculcando na cabeça destas pessoas que são ou deveriam ser importante para você.
Flexibilidade e negociações têm limites se hoje você está negociando seus princípios e valores, amanhã o que estará negociando?